quarta-feira, 8 de abril de 2009

Cuidados com os cabelos

Não adianta: o cabelo é responsável por grande parte do seu visual. Portanto, é necessário reservar sempre um tempinho na rotina para cuidados específicos com as madeixas. Os cuidados com os cabelos são tantos e variados, com um leque grande de opções de cosméticos adequados para cada situação. São tantos produtos no mercado que às vezes ficamos perdidas entre tantas opções.
Vamos primeiro falar dos cuidados básicos, mas que nem sempre são levados em conta:

1. Usar um shampoo e condicionador adequado ao seu tipo de cabelo - pode parecer óbvio, mas muitas pessoas não levam esse critério em consideração. Outra queixa recorrente é que, depois de determinado período, o shampoo e o condicionador deixam de fazer efeito. O que acontece é que os fios ficam tão expostos a agentes externos que eles ficam "blindados" com o excesso de produtos. O uso de um bom shampoo anti-resíduos ou até mesmo um shampoo com PH neutro resolve o problema: faça o teste!

2. Temperatura da água: tomar banho quente = caspa e oleosidade excessiva, ainda deixando os fios ressecados. Se for muito dificil usar agua morna, dê ao menos um enxague com água fria na finalização da lavagem.

3. Toalha nos cabelos: delicadeza, seu cabelo não é que nem aquela roupinha que você torce quando lava. Os fios, quando molhados, estão elásticos e mais propensos à queda. Para tirar o excesso de água, pressione delicadamente a toalha contra os fios.

4. Secador, chapinha e afiliados: Hoje em dia, com tantas variedades de alisamentos e escovas progressivas, não existe tanta procura pela tradicional escova com o secador para alisar as madeixas. Caso ele seja necessário, sempre deixar a no minimo dez centimetros (nada de grudar o secador no cabelo!) e sempre usar um produto com proteção térmica. Muitos deles são à base de queratina e ainda completarão a escova dando luminosidade ao cabelo, e ainda por cima, protegendo os fios. Quanto às chapinhas, é indiscutível que as de cerâmica agridem menos o cabelo. E hoje em dia, estão com um custo muito acessível: troque a sua!

5. Finalizadores: É interessante sempre usar um reparador de pontas ou silicone para "segurar" os fios que insistem em ficar arrepiados. Porém, cuidado: após seu uso, que deve ser moderado (ja exagerou e ficou com o cabelo ensebado? pois é!), não volte a passar a chapinha! Você vai estar literalmente fritando o cabelo.

6. Hidratação, eis a questão: Cabelo bonito é cabelo hidratado. Cada tipo de cabelo necessita de uma periodicidade específica de hidratação. Cabelos normais resistem bem a uma hidratação quinzenal, cabelos secos precisam de, no mínimo, uma hidratação por semana para ficarem nutridos. Nesse item, é essencial você conhecer seu cabelo e ver como é a resposta dele aos tratamentos. Cuidado para não exagerar também, o cabelo precisa respirar sem produtinhos alguns dias da semana. Existe no mercado de cosmético uma gama imensa de cremes e produtos específicos para cada tipo de cabelo. Cabelos quimicamente tratados precisam de cuidados específicos, e hidratações mais frequentes. E cabelo oleoso precisa sim de hidratação: respeitando sempre a area perto das raízes, que nao deve ser estimulada, muito menos receber produtos. Para uma hidratação com mais resultado, é sempre interessante usar antes um shampoo anti-resíduos. Ele abre as escamas do cabelo para receber os produtos e retira a oleosidade do couro cabeludo.
Não me venha com a desculpa de que não tem dinheiro para hidratar o cabelo. Existem receitas caseiras que são bem eficientes (hidratação com frutas, maisena), que podem sim ajudar seu cabelo. Claro que o uso de um produto específico e adequado vai te dar um resultado mais imediato. Na falta de grana, até mesmo aqueles potões de hidratação que vendem em farmácias, bem bararinhos, podem ajudar. Se quiser dar um "plus", vale a aplicação de uma ampolinha de vitamina (custam, em média, menos de um real, e também são encontradas em qualquer farmácia).
E existe aqui um detalhe muito importante: a nutrição do cabelo depende, sim, da sua alimentação. Alimentos ricos em vitaminas vão sempre resultar em um cabelo mais saudável. Inclua na sua dieta alimentos ricos em vitamina B2 (riboflavina), que é encontrada em leite, carnes e verduras. O ácido pantotênico (hum, ta me lembrando um nome de shampoo) também é essencial, encontrado também nas verduras e laticínios. A vitamina A também é responsável pela pele e cabelos. Ou seja, variedade no prato resulta em cabelos bem cuidados.

7. Tesoura, ai ai. Sim, é necessário de três em três meses retirar as pontinhas danificadas do cabelo. Cabelo cortado é bonito e dá movimento ao rosto.

8. Reconstrução capilar: Entender a diferença entre reconstrução e hidratação é essencial. O objetivo da reconstrução é repor os aminoácidos perdidos em processos químicos que agridem os cabelos, repondo a queratina perdida do cabelo. O ideal é fazer esse procedimento em um salão, em que o cabeleiro vai usar produtos específicos e de forma correta. Mas, hoje em dia, existem produtos que podem ser usado em casa e promovem uma boa reconstrução. A reconstrução é composta basicamente de quatro processos: lavagem com anti-resíduos, aplicação do produto reconstrutor, hidratação e selagem térmica com queratina para a finalização. A selagem térmica é feita através de uma prancha (chapinha). O ideal é fazer essa selagem com uma prancha à base de vapor, onde o cabelo não perde água, mas a queratina e uma prancha de ceramica tambem podem ser usadas. E preste atenção: a reconstrução não substitui a hidratação semanal! O ideal é alternar os dois processos.

0 comentários: